TEXTO

“Surgirão muitos falsos profetas, que enganarão a
muitos; e, por causa do aumento do que é contra a lei,
o amor da maioria esfriará.”

Mateus 24:11, 12
Amauri Jr - dono e administrador do Blog

sábado, 2 de maio de 2015

FACEBOOK BLOQUEIA DEZENAS DE SITES E PÁGINAS CRÍTICOS AO PT DE UMA VEZ


Ao fim da tarde de hoje, dezenas de sites, blogs, fóruns e comunidades contra o PT foram bloqueados do Facebook. Enquanto o bloqueio de postagens pontuais é rotineiro nesta rede social, ainda que sem fundamento - sendo causado tão somente por avaliação quantitativa, o que o torna vulnerável a denúncias em massa por parte de militantes, sabotadores e criminosos virtuais -, o bloqueio completo de sites e páginas costumava ser incomum. No entanto, as ocorrências de hoje ultrapassaram esta barreira, o que causou pânico entre usuários.

Páginas e sites inteiros foram bloqueados, de maneira a, tanto impedir o acesso, pelos usuários, aos links publicados, quanto a impedir que os mesmos sejam postados e compartilhados na rede.

Vale ressaltar que isso não se restringiu a apenas um ou outro conteúdo, mas a sites completos, o que, caso haja um intuito de censura, viola a Constituição Federal, que expressamente preconiza:

"Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
V - o pluralismo político
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, liberdade, igualdade, segurança e a propriedade, nos termos seguintes:
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;
IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;
Art. 220 A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística."


Até o momento, o Facebook não se pronunciou a respeito do caso, sem informar a razão dos bloqueios. Veja alguns registros:

ATUALIZADO EM 30/04, 20:33h:

Apesar de o Facebook não ter se pronunciado, até o momento, sobre o caso, alguns sites informam que a falha foi generalizada, não se restringindo a conteúdos políticos, como a quase totalidade dos usuários afetados supôs após testes individuais. Leia mais e entenda clicando aqui.



Imagem: Reprodução/Facebook


Imagem: Reprodução/Facebook

Imagem: Reprodução/Facebook

Imagem: Reprodução/Facebook

Imagem: Reprodução/Facebook

Imagem: Reprodução/Facebook

Imagem: Reprodução/Facebook

Via: http://www.folhapolitica.org/2015/04/facebook-bloqueia-dezenas-de-sites-e.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário