TEXTO

“Surgirão muitos falsos profetas, que enganarão a
muitos; e, por causa do aumento do que é contra a lei,
o amor da maioria esfriará.”

Mateus 24:11, 12
Amauri Jr - dono e administrador do Blog

quarta-feira, 19 de março de 2014

Governo insiste em manter controle e chance de censura para forçar aprovação do Marco Civil na Internet


Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
O inimigo público número 1 da Presidenta Dilma Rousseff, o deputado federal Eduardo Cunha, comanda hoje, a partir das 14 horas, uma tensa reunião da bancada do PMDB para deixar claro que “não vai aceitar interferência do governo na internet”. Dependendo do que ficar conchavado no encontro, pode avançar ou não a votação do polêmico Marco Civil na Internet – tão desejada pelo governo que não tem hegemonia no mundo virtual e que sonha com a chance de controlar e censurar o livre mundo virtual.
O governo Dilma-Lula deseja impor, goela abaixo do Congresso Nacional e da sociedade brasileira, a aprovação imediata do PL 2126/11, em plena conjuntura pré-eleitoreira. Insiste na visão capimunista, de uma intervenção estatal autoritária, em um meio que deve ser essencialmente livre – e não controlado pelas vontades governamentais. Por que o mesmo governo não se esforça para melhorar a qualidade da internet no Brasil. Atualmente, um em cada dez domicílios brasileiros não conta com serviços de comunicação fundamentais, como telefone fixo, TV por assinatura, telefone móvel e internet de banda larga com qualidade – conforme dados da 9ª edição do Sistema de Indicadores de Percepção Social, o Sips, levantado pelo Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas).
De “Civil” o tal marco proposto pelo PT não tem nada. O Marco deles tem todo um jeitinho “Governamental”. Além do risco de intervenção do governo na web, dois pontos do projeto levantam polêmicas políticas com o mercado de telecomunicações. O mais polêmico é o tal princípio da neutralidade - que proíbe a venda de pacotes diferenciados por serviços pelos provedores de acesso ou o bloqueio de alguns sites ou aplicativos pelas empresas que gerenciam conteúdo. É preciso garantir que os usuários tenham tratamento igual pelas empresas.
Outra polêmica é a regra obrigando empresas estrangeiras a instalar data centers para armazenar dados no Brasil. Em tese, isto tornaria o conteúdo da internet “controlável” pela fiscalização do governo. Este é exatamente o ponto do qual os petistas, liderados pelo deputado Alessandro Molon (RJ), não abrem mão na negociação. Esta seria a brecha para a condenável censura na internet, pelos mais variados motivos técnicos, políticos e ideológicos que algum governante de plantão quiser alegar. Prova da maldade é que um decreto do Poder Executivo é quem regulamentaria tal situação...
A polêmica tranca a pauta de votações da Câmara desde outubro do ano passado. A intenção do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, é colocar o projeto do Marco Civil da Internet em votação, “irreversivelmente”, na próxima terça-feira, dia 25. Alves quer esgotar todos os pontos de polêmica até amanhã. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, ficará hoje de plantão no Congresso, tentando convencer os líderes de partidos da base e da oposição a votarem o Marco Civil do jeitinho que interessa aos petralhas...

Censura de Lula

Reprovação Automática na Petrobras
A petralhada já estuda como pode usar seus empresários amigos para promoverem alguma retaliação contra o empresário Mauro Cunha.
Ele acaba de entrar para a listinha de inimigos do governo depois que, como conselheiro representante dos acionistas minoritários da Petrobras, resolveu votar contra a aprovação, em fevereiro, das demonstrações financeiras de 2013 da estatal de economia mista.
Crítico da ingerência do governo na gestão da Petrobras, Mauro Cunha condenou a demora no envio de informações para análise do Conselho de Administração da empresa e discordou da política de “hedge accounting” – a criatividade contábil com que a empresa tentou diminuir o impacto da variação cambial sobre o elevado endividamento da Petrobras.
General convocado
O Globo se alia à petralhada e força a barra na campanha de mídia para que a Câmara dos Deputados convide o general reformado José Antônio Nogueira Belham a comparecer a uma reunião conjunta da Comissão de Constituição e Justiça e da Comissão de Direitos Humanos para esclarecer o destino dado ao corpo do deputado federal Rubens Paiva.
A decisão de chamar Belham para informar o paradeiro do corpo de Rubens Paiva foi tomada nesta terça-feira, após o coordenador da Comissão Nacional da Verdade, Pedro Dallari, entregar relatório produzido pela comissão ao presidente da Câmara Henrique Alves (PMDB-RN) sobre a morte do deputado.
Belham era o comandante do DOI do 1º Exército, no Rio de Janeiro, em 1971, quando o deputado foi preso em casa, no Leblon, por uma equipe do Centro de Informações de Segurança da Aeronáutica (Cisa).
Desde então, Rubens Paiva é considerado desaparecido.
Visão sobre 1964
O Deputado Jair Bolsonaro, de forma bem resumida, lança algumas verdades sobre 1964, no plenário do Congresso Nacional.
Tragédia moçambicana no Brasil
O Comando Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), indica que pouco mais de 100 moçambicanos, na sua maioria jovens e estudantes do sexo feminino encontram-se detidos pelas autoridades policiais do Brasil, acusados de crime de tráfico de drogas.
Pedro Cossa, o porta-voz da PRM, jogou a culpa nos pais, por não participaram ativamente na vida ativa de seus filhos, tornando-os cada vez mais vulneráveis ao crime organizado em Moçambique:

“Muitos jovens são aliciados com dois ou três mil dólares para servirem de guia de trânsito de droga dos  narcotraficantes e outros entram por  ingenuidade e, ou curisiodade”,
Cossa, acrescentando que há registos de outros moçambicanos  presos noutros países da América  Latina, igualmente envolvidos no  crime de tráfico de drogas pesadas.
A notícia alarmante é manchete do jornal Ponto Certo, editato por Félix Arnaldo, que circula hoje.
Intervenção da ONU?

Ontem de manhã foram vistos blindados das forças de manutenção de paz da ONU ao longo da Estrada Nacional 4, que liga a Africa do Sul a Maputo (capital de Moçambique).
O governo moçambicano resolveu chamar os capacetes azuis como observadores internacionais contra a nova ofensiva da guerrilha Renamo – que negocia a paz com o governo, enquanto seus rebeldes promovem ataques surpresa de terror contra a população e as forças armadas.
Só não se sabe quem está bancando (e nem por quanto) o trabalho dos peritos militares externos, e por que os africanos abrem mão, tão facilmente, de sua própria soberania para resolver seus problemas internos...
Exagerou na dose, né?

Definindo-se como “amante do nacionalismo e promotor da ideologia hitleriana”, o chileno Godofredo Rodríguez Pacheco, de 44 anos, confirma que seguirá em frente com a polêmica ideia de implantar a Escola de Arte Presidente General Augusto Pinochet Ugarte, na pequena cidade de Ancud, na Ilha de Chiloé, Sul do Chile:
“Para mim o nome da escola não é polêmico. Por que outras utilizam o nome de Salvador Allende, um judeu e, além do mais, maçom? Os maçons manipulam a educação e não ensinam o que corresponde ao Terceiro Reich. Deve-se contar a história de outra maneira, porque há muita manipulação a respeito. Na Europa, se eu falo sobre isso, sou preso, mas não tenho medo”.
Além de ter o nome de Pinochet, a escolinha tem como símbolo a suástica...
Incrível dia 22

Frouxidão


Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.
O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.


A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 19 de Março de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário