TEXTO

“Surgirão muitos falsos profetas, que enganarão a
muitos; e, por causa do aumento do que é contra a lei,
o amor da maioria esfriará.”

Mateus 24:11, 12
Amauri Jr - dono e administrador do Blog

sábado, 4 de janeiro de 2014

Derretendo: Nuvens de vapor sobem do reator nuclear em Fukushima

AFP Photo / TEPCO
Novas plumas de vapor, provavelmente radioativas, foram detectadas saindo do prédio do reator 3 da usina nuclear de Fukushima , disse empresa operadora da instalação.

O vapor foi detectado por câmeras de vigilância e parecia estar vindo do quinto andar do prédio do reator destruído número 3, de acordo com a Tokyo Electric Power Co (TEPCO), operadora da usina.

O vapor foi detectado pela primeira vez em 19 de dezembro por um curto período de tempo, em seguida, novamente em 24 de Dezembro, 25, 27, de acordo com um relatório TEPCO publicado em seu site.



A empresa, responsável pela limpeza do pior desastre nuclear desde Chernobyl, não explicou a origem do vapor ou a razão pela qual ele está saindo do prédio do reator. Altos níveis de radiação têm complicado a entrada no prédio e uma inspecção mais aprofundada da situação.Três dos reatores da usina sofreram uma fusão nuclear em março 2011 após o Grande Terremoto no Japão que atingiu a região. A planta é composta por seis reatores de ebulição de água separados. No momento do terremoto, o reator número 4 havia sido realimentado e os reatores 5 e 6 estavam em desligamento frio para manutenção planejada, conseguindo, assim, evitar colapsos.

Ao contrário dos outros cinco reatores, o reator 3 correu no núcleo misto contendo tanto combustível de urânio e urânio misturado e óxido de plutónio, ou MOX combustível nuclear. O reator 3 ainda abriga cerca de 89 toneladas de combustível nuclear MOX baseado em plutônio composto de 514 barras de combustível.

Em um incidente similar, pequenas quantidades de vapor escapou do edifício do reator 3 em julho de 2013, a Asahi Shimbun informou. No entanto não ficou claro onde o vapor veio. TEPCO disse que os níveis de radiação não mudaram, acrescentando que o vapor pode ter sido causado pela chuva que encontrou o seu caminho para a contenção primária do reator, e porque este navio ainda estava quente, a água evaporada. Em 23 de julho, o vapor foi visto saindo do quinto andar logo acima da contenção do reator, o jornal japonês informou.

Em novembro, a Tepco, responsável pelo desmantelamento da central, começou a remoção altamente arriscado de mais de 1.500 barras de combustível nuclear potencialmente danificados do reator 4. O reator é a parte mais instável da planta, uma vez que estava offline no momento da catástrofe de 2011 e seu núcleo não entrou em colapso. Em vez disso, explosões de hidrogênio explodiu o telhado do edifício e seriamente danificado a estrutura.Uma das operações mais perigosas tentativa na história nuclear foi um sucesso como um total de 22 conjuntos que contêm de 50 a 70 barras de combustível tenham sido transportados para um novo armazenamento piscina . Enquanto a extração das barras de combustível é um desafio significativo para a TEPCO, uma tarefa mais complexa de remover os núcleos dos reatores atingidos ainda está por vir.

Fonte : Libertar.in

Nenhum comentário:

Postar um comentário