Era início de Janeiro no ano de 2007 quando recebi uma ligação a respeito de um caso que estava ocorrendo em Ronda Alta, região Noroeste do Rio Grande do Sul. No dia 20 de Janeiro daquele ano fui até a pacata cidade saber mais sobre a história de um senhor que teve sua plantação de Soja assolada por um fenômeno no mínimo estranho.
Foram muitos quilômetros percorridos entre a estrada principal até as mediações no interior de Ronda Alta onde procurava por um senhor chamado Roque Vargas, no qual logo foi reconhecido como proprietário de um local que marcaria minha carreira como pesquisador do fenômeno Ovni.
Chegamos até uma Igreja que estava sendo construída e lá estava Roque Vargas, senhor simpático e bem quisto por todos, logo aceitou o convite de nos mostrar o local do estranho fenômeno. Rumamos imediatamente para o local e o que eu encontrei lá, foi um cenário bem diferente do que o esperado, e claro, inesquecível.
Uma lavoura de Soja, um verde latente interrompido por um enorme círculo de plantas queimadas e terra revirada. Uma enorme mancha vista do céu, lembrando um pouco um Sol (daqueles que desenhamos quando somos crianças, cheio de pontas). Dentro do local haviam escavações nas quais notava-se o uso de equipamento para a retirada de Terra e perfuração em espiral dentro de cada escavação maior, então aí começava o mistério maior...
Arquivo Verdade Mundial
Arquivo Verdade Mundial
A emissora de TV RBS (filiada a rede Globo) foi ao local dias antes de mim, levaram alguns "especialistas" que disseram em rede televisiva que aqueles buracos tinham sido feitos por raios. ("a ignorância é uma benção"), queridos leitores, analisem as imagens abaixo e vejam as escavações e as marcas deixadas por algo que chapou aquela terra:
Fotos buracos, marcas. Arquivo Verdade Mundial
Arquivo Verdade Mundial
Arquivo Verdade Mundial
Arquivo Verdade Mundial
Arquivo Verdade Mundial
E dentro destes buracos haviam estes buracos menores, porem de profundidade desconhecida, pois os medidores utilizados não chegaram ao final dos mesmos, vejam:  Arquivo Verdade Mundial
Arquivo Verdade Mundial
Arquivo Verdade Mundial
A plantação do local foi afetada por um nível mesmo que pequeno mas presente de radioatividade que queimou as plantas locais e por um ano não mais foi uma terra fértil, que com o passar de um tempo criou-se uma vegetação diferente do local delineando o desenho do objeto/fenômeno que causou aquela marca radioativa na plantação. 
Arquivo Verdade Mundial
Arquivo Verdade Mundial
Arquivo Verdade Mundial
Após todas estas provas e evidências ligadas a milhões de casos ao redor do Mundo, vem o depoimento crucial do agricultor e proprietário da plantação, o senhor Roque Vargas que algumas semanas antes havia visto um Objeto Voador Não Identificado em plena luz do dia cruzar o céu emitindo um zumbido que segundo a testemunha parecia um "míssil" que iria cair a qualquer momento e explodir, após não acontecer isso Roque correu para dentro de casa, contou aos filhos sobre o Objeto luminoso que cruzou o céu e foi criticado pelos filhos que não ficaram muito crentes no depoimento do pai, comprovando semanas após o que seria o tal Objeto Voador avistado e o que teria causado.
Arquivo Verdade MundialFOTO: Roque Vargas perto de uma das marcas deixadas pelo suposto OVNI.
roque
Acima um demonstrativo do agroglífo, objeto que produziu tal fenômeno e as marcas deixadas pelo mesmo.

Já no relato de Roque Vargas, o objeto era cilíndrico, parecendo um charuto. As marcas encontradas no local lembram um triângulo pelo alinhamento entre as escavações e o formato da marca na plantação. 

A região de Ronda Alta é ponto de várias observações e histórias sobre Ovnis, entre os casos famosos está o de Antônio Nelso Tasca (Ronda Alta) e Artur Berlet (Sarandi/RS), todos envolvendo a região.
Fotos e Texto: Ton Müller

Fonte : Verdade Mundial