TEXTO

“Surgirão muitos falsos profetas, que enganarão a
muitos; e, por causa do aumento do que é contra a lei,
o amor da maioria esfriará.”

Mateus 24:11, 12
Amauri Jr - dono e administrador do Blog

domingo, 23 de dezembro de 2012

Apressado: Papa pede "novo modelo econômico"

O papa Bento XVI pediu nesta sexta-feira um novo modelo econômico e normas éticas para os mercados, dizendo que a crise financeira global é a prova de que o capitalismo não protege os mais fracos da sociedade.

Em sua mensagem para o Dia Mundial da Paz, que a Igreja Católica celebra em 1º de janeiro, Bento XVI alertou ainda que a insegurança alimentar é uma ameaça para a paz em algumas partes do mundo. Ele também reafirmou fortemente a oposição da Igreja Católica ao casamento gay, dizendo que o casamento heterossexual tem um papel indispensável na sociedade.



A mensagem anual, que tradicionalmente se concentra em como promover a paz e como reduzir as ameaças à paz, é enviado aos chefes de governo e de Estado, e instituições como a Organização das Nações Unidas (ONU) e organizações não-governamentais.

O papa disse que os modelos econômicos que buscam o máximo de lucro e consumo e estimulam a competição a todo custo não conseguiram cuidar das necessidades básicas de muita gente e podem semear a inquietação social.

"É alarmante ver focos de tensão e de conflito causados por situações crescentes de desigualdade entre ricos e pobres, pela prevalência de uma mentalidade egoísta e individualista, que também encontra expressão em um capitalismo financeiro desregulado", afirmou.

O papa disse que pessoas, grupos e instituições são necessários para fomentar a criatividade humana, para extrair lições da crise e criar um novo modelo econômico.

A mensagem ecoava passagens da encíclica Caritas in Veritate (Caridade na Verdade), de 2009, na qual ele pediu uma autoridade política mundial para gerenciar a economia global e para maior regulação governamental das economias nacionais.

Mercados éticos
"A criação de estruturas éticas para moeda, mercados financeiros e comércio também é fundamental e indispensável", disse o papa na mensagem desta sexta-feira. "Eles têm de ser estabilizados e mais bem coordenados de modo a não se tornar prejudiciais para os mais pobres."

O pontífice afirmou que a insegurança alimentar se tornou uma ameaça cada vez maior para a paz e estabilidade social. Ele considerou que a crise alimentar é ainda maior do que a financeira.

Leia mais: http://www.libertar.in/2012/12/apressado-papa-pede-novo-modelo.html#ixzz2FrEENZdV

Nenhum comentário:

Postar um comentário